Início Cultura Conheça 5 pratos típicos de Manaus que você precisa provar

Conheça 5 pratos típicos de Manaus que você precisa provar

344
0
pratos típicos
pratos típicos

pratos típicos de Manaus

Pratos típicos: A culinária amazonense é tão rica e exótica que chega a ser uma atração turística imperdível na sua visita a Manaus.

Com um tempero único e pratos marcados pela presença dos peixes de água doce amazonenses, a gastronomia local é sem dúvidas vai proporcionar uma experiência que você não irá esquecer.

O Portal Beiju apresenta:

5 pratos típicos de Manaus que você precisa provar durante a sua estadia na cidade!

1- Tacacá

Tacaca
Tacaca

O tacacá é um que na lista de pratos típicos de Manaus que deveria ter uma lista só dela.

A sopa feita a base de tucupi.

Muitas pessoas que nunca haviam ouvido falar na especiaria passaram a conhecer e querer provar esse prato típico de Manaus depois de assistir o MasterChef, e podem pedir sem medo ao visitar a capital amazonense: é delicioso!

Confira a receita feita na Ana Maria Braga <3

Tacaca
Prato Típico Tacaca

A acidez do prato é quebrada com farinha de tapioca, e as folhas de jambu dão o toque que torna esse prato tão diferenciado: amortece levemente a boca, sem afetar o paladar.

Você pode pedir Tacacá nos restaurantes comuns de Manaus ou mesmo em barraquinhas, sem medo! A barraca mais famosa fica em frente ao Teatro Amazonas, no centro, a barraca da Gisela!

2- Moqueca de Pirarucu

Moqueca de Pirarucu
Moqueca de Pirarucu

O maior peixe de água doce é conhecido na gastronomia da cidade como o bacalhau da Amazônia e é um dos pratos típicos de Manaus.

A moqueca feita com ele é um dos pratos amazonenses mais apreciados, mas o pirarucu também é usado para fazer bolinhos ou recheio de escondidinho devido a carne macia e saborosa.

Você certamente não vai encontrar dificuldade em encontrar uma boa moqueca de pirarucu muito bem servida pelos restaurantes de Manaus!

Vamos deixar a receita da Tudo Gostoso pra você clicando aqui!

3- Mousse de cupuaçu

Mousse de cupuaçu
Mousse de cupuaçu

A Floresta Amazônica está repleta de cupuaçu, aquele fruto azedinho e saboroso que costuma ser usado como recheio de trufas ou sabor de sorvete em alguns outros Estados brasileiros.

Em Manaus, quem brilha entre as sobremesas é a mousse de cupuaçu, deliciosa e com um cheiro maravilhoso, presente nos cardápios de quase todos os restaurantes. Um doce diferente que você não pode deixar de provar!

Você pode conferir a receita clicando aqui 🙂

4- Tambaqui

Tambaqui
Tambaqui

O Tambaqui é também um peixe muito utilizado na culinária amazonense, assim como o pirarucu.

O filé de tambaqui é um prato típico de Manaus e é servido na maioria dos restaurantes, acompanhado de arroz de brócolis, banana da terra e algum molho.

Os chefs optam por harmonizar o sabor do peixe com componentes variados, mas o resultado é geralmente incrível!

A costela de tambaqui na brasa bem temperadinha e farofa de mandioca é uma das formas favoritas dos manauaras consumirem a iguaria.

Sabemos que para quem é de fora do estado do Amazonas é realmente complicado conseguir esse peixe, mas iremos deixar a receita mesmo assim clicando aqui!

5- Sorvete de tucumã

Sorvete de tucumã
Sorvete de tucumã

Provar os frutos tradicionais da região faz parte da experiência gastronômica em Manaus, e você pode fazer isso escolhendo os sucos ou sorvetes nos sabores desejados se preferir em vez de comer a fruta pura.

O sorvete de tucumã é um dos favoritos entre os manauaras e turistas que visitam a capital amazonense, já que o fruto é muito saboroso e até serve de recheio para as tapiocas.

Existem muitos outros sabores regionais para provar nas sorveterias, como açaí (um sabor completamente diferente do que o que você está acostumado), taperebá, cajá e muito mais!

O tempero do Amazonas é indescritível e a gastronomia faz parte da identidade de um lugar. Ao visitar capital amazonense, aventure o seu paladar em experiências culinárias diferentes e inesquecíveis provando os pratos típicos de Manaus.

A Ana Maria também preparou em seu programa, não iriamos esquecer vocês, certo?
Confira a receita clicando aqui <3

 

Deixe uma resposta