Início Cultura Bar do Boi Caprichoso comemora 30 anos

Bar do Boi Caprichoso comemora 30 anos

6279
0
TVLândia palco de sucesso do Bar do Boi

Se você é um torcedor apaixonado do Boi Caprichoso certamente é (ou foi) frequentador do popular Bar do Boi em Manaus. Por isso, para comemorar os 30 anos dessa festa que aquece a nação azulada, o Portal Beiju relembra sua trajetória.

Dede sua criação o Bar do Boi já reuniu milhares de torcedores e teve seu auge em locais como a inesquecível TVlândia Mall e o Sambódromo. Entretanto, ao longo de sua trejetória o Bar do Boi também já passou por lugares como o Grêmio Recreativo dos Servidores do Ministério da Agricultura, Assinpa e Sesi.

Há trinta anos, o amor de jovens parintinenses transformou a saudade das toadas do Caprichoso, um dos maiores movimentos culturais.  A iniciativa fez o Festival de Parintins virar uma febre para os manauaras. Além disso, contribuiu para despontar para o resto do país o festival.

30 anos de história

Segundo Rogério de Jesus, um dos fundadores do Movimento Marujada, a saga do Bar do Boi começou no feriado de 1º de maio de 1988. Parintinenses que residiam em Manaus reuniam-se para celebrar o amor por sua terra natal, e tentar apoiar a divulgação do Festival Folclórico de Parintins, e as apresentações do Boi Caprichoso.

Sempre aos sábados à tarde, conseguiram fixar-se no bar do Carlinhos, no Conjunto Ica-Maceió, que passou a ganhar a simpatia de amigos manauaras e parintinenses, e a partir daí esse movimento não parou mais de crescer em alegria, servindo inclusive de modelo para os torcedores do boi contrário, que tomaram seu exemplo e também resolveram mobilizar-se em prol de suas cores.

TVLândia

TVlândia início da década de 90

“Em 1989, para receber um maior número de brincantes e oferecer local de estacionamento para veículos, o Bar do Boi transferiu-se para o Grêmio Recreativo dos Servidores do Ministério da Agricultura, na Rua Recife, e dois anos depois, em 1991 foi para a TvLândia, na Av. Djalma Batista (onde hoje está o Manaus Plaza Mall), e foi aí que pôde realmente expandir-se, com a construção de palco, sala vip e camarotes, aumentando o número de bares e de voluntários para atender o público”, destacou Rogério.

Sambódromo

Sambódromo fim da década de 90 e início do ano 2000

Sete anos depois, o local tornou-se pequeno para o evento. Por isso, em 1998 o Bar do Boi foi para o Sambódromo, onde existia mais espaço, amplo estacionamento para veículos. Além disso, por exigência do próprio público, teve que mudar o horário de funcionamento, que antes acontecia das 18 horas indo até meia-noite.

Ensaio dos Bumbás Caprichoso

Ensaio dos Bumbás no Copacabana Choperia 2018

Neste sábado, 19/5, o “Ensaio dos Bumbás” para comemorar essa data apresenta os 30 anos de Bar do Boi, a partir das 18h, na casa de shows Copacabana, na Avenida do Turismo, no bairro Ponta Negra.

“Pensamos em grandes shows com artistas que fizeram parte de todos esses anos de sucesso do Bar do Boi, desde o Ministério da Agricultura, passando pelo Sambódromo, Arena Vip, ASSINPA, SESI e agora Copacabana”, afirmou Carlos Nery Presidente do Movimento Marujada

Atrações

Entre os artistas confirmados estão o grupo Canto da Mata que tem grandes hits como Ritmo Quente, Canto Envolvente entre outros. Klinger Araújo é outra atração com história nessa trajetória de sucesso e vai estar presente neste sábado. Prince do Boi, amo do Boi Caprichoso terá a missão de fazer um show em homenagem aos sucessos que embalaram as festas da TVLÂNDIA e Sambódromo.

Especial

Prince junto com a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, vão protagonizar um momento especial de homenagem do Caprichoso ao Movimento Marujada, associação voluntária responsável pela promoção do Bar do Boi, em Manaus. A Sinhazinha terá duas apresentações especiais nesse dia de comemoração.

E a última atração da noite ficará por conta do Levantador oficial de Toadas do Caprichoso, o imperador  David Assayag que fará um show especial com as toadas de 2018 e de grandes sucessos dos últimos anos.

 

O que é: Ensaio dos Bumbás apresenta “30 anos de Bar do Boi”

Quando: 19 de maio (sábado)

Onde: Copacabana, na avenida do Turismo

Horário: a partir das 18h

Ingresso: R$ 20 (R$ 10,00-meia para Estudantes e Sócios do Caprichoso)

Informações: 99159-2780

Fique por dentro dos Ensaios dos Bumbás em Manaus. Siga o Portal Beiju também nas redes sociais.

Deixe uma resposta